APRESENTAÇÃO

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP - USP) iniciou suas atividades em 10 de agosto de 1953, sob a Direção da Profª. Glete de Alcântara. Em 2018 a EERP completa 65 anos de existência e desde sua criação tem como marcas a excelência e o compromisso com a qualificação do processo de formação em seus distintos níveis e com o desenvolvimento da produção e difusão de conhecimento que colabora para a qualidade da atenção de enfermagem e de saúde.

Em números na formação de recursos humanos qualificados, mais de 3300 enfermeiros foram graduados nos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, sendo que dentre estes alguns são oriundos de outros países como Angola, Guiné Bissau, Peru e Colômbia. Na Pós-graduação, mais de 2300 mestres e doutores foram formados em cinco programas de pós-graduação que recebem profissionais de outras áreas da saúde e de diversos países da América Latina, África, Europa e América do Norte.

Internacionalmente, desde 1988, foi designada Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (CCOMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. A comemoração dos 30 anos, em 2018, de distinção, liderança e visibilidade internacional é decorrente da excelência das atividades acadêmicas de formação e de pesquisa. Além do destaque para a pesquisa, a EERP-USP como CCOMS tem atuado de forma decisiva nas atividades de cooperação na formação de recursos humanos juntos aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em especial Angola, e países da América Latina e América Central, como por exemplo, o Haiti. Em 2002, tornou-se o primeiro capítulo da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau Internacional, no Brasil.

Na transferência de tecnologias, que merece destaque ao trabalho de divulgação científica e de responsabilidade social, decorrente de sua designação articulada aos compromissos assumidos na divulgação do conhecimento em enfermagem, foi criada em 1992 a Revista Latino-americana de Enfermagem (RLAE). Em 2018, a RLAE completa 25 anos de existência cumprindo importante papel no meio científico nacional e internacional, visto que a primeira revista brasileira na área de enfermagem a ser classificada como A1 na classificação QUALIS-CAPES. A EERP publica, ainda, a SMAD - Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas.

Veras, a EERP-USP é uma instituição de excelência no cenário da Enfermagem nacional e internacional, reconhecida como importante centro de inovação, investigação, ensino, documentação e expressão cultural, e desta forma, a celebração dos 65 anos da EERP contempla o interesse da coletividade, com um olhar no presente e outro no futuro, nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão, da produção de conhecimentos e práticas, do desenvolvimento da profissão e do impacto das ações propostas na sociedade.

O evento trata-se de um compêndio de 65 anos de história, trajetória, tradição e distinção, e as atividades propostas contemplam todos os eixos indissociáveis das atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão) com aporte artístico-cultural, e revelam as ações de responsabilidade social da EERP e da USP. De fato, o evento congrega atividades de difusão do conhecimento produzido pela EERP, ao longo de 65 anos de sua trajetória, com intercâmbio de expertos internacionais na área da saúde, com ênfase na enfermagem, além do tributo artístico-cultural, com apresentação da USP-Filarmônica e exposição icnográfica e do acervo histórico do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (CEEMERP), que certamente amplia a visibilidade da EERP e da USP. A programação abaixo descrita contempla ministrantes de destaque nacional e internacional, de renomado conhecimento, com valorização e fortalecimento dos convênios internacionais e consolida o intercâmbio das atividades internacionais de ensino, pesquisa e extensão.

Comissão Organizadora

Presidente
Profa. Dra. Ana Paula Morais Fernandes

Membros

Profa. Dra. Susana S. Muñoz     Ida Mara Brunelli
Profa. Dra. Cristina Maria Galvão     João Rodrigo Zamoner
Profa. Dra. Marislei S. Panobianco     Liana F. N. Musembani
Profa. Dra. Carmem S. Gabriel     Luciana M. N. Fernandes
Profa. Dra. Cinira M. Fortuna     Marcio Aleixo
Profa. Dra. Carla A. A. Ventura     Ricardo O. Lima
Profa. Dra. Regina A. G. Lima     Carla C. Barizza
Profa. Dra. Sandra C. Pillon     Willians B. Romano