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A informação e a comunicação é a base das atividades de saúde - cada vez mais presente no mundo globalizado tanto para a resolução de problemas quanto para a articulação entre os diferentes orgãos de saúde - sendo o apoio da tecnologia fator primordial para contribuir com um planejamento responsável, com qualidade, resolubilidade além de colaborar com a humanização da atenção à saúde.

 

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) contribui para a gestão da atenção básica por quinze anos (de 1998 a 2013) mas, por necessidade de atender aos novos conceitos tecnológicos de integração e interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde e impossibilidade tecnológica de desenvolver o SIAB o Ministério da Saúde optou por desenvolver um novo sistema 1 . A substituição do SIAB pela estratégia e-SUS fez parte do compromisso de reestruturação, assumido pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de melhorar a qualidade da informação em saúde e de otimizar o uso dessas informações pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos 2.

 

O Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) é o sistema que substitui totalmente o SIAB, sendo assim o sistema de informação nacional. O e-SUS AB instrumentaliza a coleta de dados ao oferecer dois sistemas de software ( Coleta de Dados Simplificada e Prontuário Eletrônico do Cidadão ) que podem operar tanto em unidades básicas de saúde (UBS) que não possuem computador quanto em UBS que dispõem de computador nos consultórios e salas de atendimento.

 

O nome e-SUS faz referencia a um SUS eletrônico, cujo objetivo é facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população 3,4 .

 

Este manual online foi desenvolvido a partir do Manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificada (versão 1.3) disponibilizado pelo Ministério da Saúde em 2014 e a partir de entrevistas não estruturadas com os agentes comunitários de saúde do município de Ribeirão Preto - SP, permitindo assim, reforçar alguns conceitos com maior volume de dúvidas desses usuários.

 

Este trabalho foi desenvolvido pela informáta biomédica Camila Santana Justo Cintra Sampaio, sob orientação da Profª Drª Yolanda Dora Martinez Évora, como parte da dissertação de mestrado intitulada: Otimização do eSUS para os profissionais da Atenção Primária à Saúde, apresentado ao programa de mestrado em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. O apoio financeiro da CAPES/PROEX foi fundamental para a realização deste trabalho.

   

1 SOARES, E. V. B. Atenção Básica e Informação: análise do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) e estratégia e-SUS AB e suas repercussões para uma gestão da saúde com transparência. Brasília-DF. 2016.
2 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. e-SUS Atenção Básica : manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificada : CDS. Secretaria-Executiva. – Brasília: Ministério da Saúde. 2014.
3 BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de Atenção Básica – PNAB. Brasília: Ministério da Saúde, 38p. 2012.
4 DATASUS. Departamento de Informática do SUS. E-SUS. Portal da saúde: DATASUS. Brasília. 2014.

   

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