APRESENTAÇÃO

A proposta deste encontro tem como objetivo discutir temas considerados atuais e fundamentais que abordam "A família como centro do cuidado ao idoso". Neste contexto, a abordagem teórica e científica sobre os aspectos das Relações Intergeracionais das famílias contemporâneas com ênfase no envelhecimento dos seus membros, visa debater a otimização do cuidado das pessoas idosas. O enfermeiro é um importante profissional da equipe de saúde com potencialidades para trabalhar com as necessidades dos idosos e de suas famílias. Para tanto a determinação de Diagnósticos de Enfermagem, é uma etapa importante na assistência a estas pessoas e uma política para melhoria do cuidado nos diversos espaços do cotidiano do idoso. Temas como a participação da Família no cuidado ao idoso em cuidados paliativos e em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) também são destaques importantes neste evento e no atual momento da sociedade brasileira. O debate sobre o tema do papel do cuidador familiar e não familiar do idoso também será abordado no evento como posição importante de parceria com a Enfermagem, bem como a mostra de dados sobre a formação do enfermeiro em Gerontologia nas Escolas de Enfermagem no Brasil retrata que ainda há um longo caminho para esse cuidar. A oportunidade de apresentar as pesquisas e/ou experiências exitosas em Gerontologia e Geriatria proporcionará a troca de experiência e avanços no processo de cuidar das pessoas idosas.

O público alvo será os pesquisadores e docentes da área de interesse, alunos de graduação e pós-graduação, enfermeiros, cuidadores de idosos familiares e não familiares e profissionais de ILPIs.

O evento será realizado no dia 28 de setembro de 2018, no auditório da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, situada na Av. Bandeirantes, 3900, bairro Monte Alegre, Campus USP de Ribeirão Preto.

Apreciaremos a apresentação do nosso grupo de extensão da USP, "Nova Idade" com um canto coral de boas-vindas aos participantes do evento.

E assim, sejam bem-vindos à Ribeirão Preto! Teremos o prazer imenso em recebê-los na nossa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP para participar do nosso evento!