Úlcera por Pressão / Módulo de Ensino / Apresentação

Autores:

• Maria Helena Larcher Caliri, Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

• Barbara Pieper, Enfermeira, Estomaterapeuta, Doutora em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Wayne State University, Detroit, Michigan, EUA

• Lavoisier J. Cardozo, Médico, Doutor em Medicina Interna, Docente da Wayne State University, Detroit, Michigan, EUA.

Propósito:

Este módulo tem a finalidade de favorecer a aprendizagem dos profissionais que o utilizarem, sobre a prevenção da úlcera de pressão, avaliação e tratamento. Apresenta informações sobre a incidência e prevalência, fatores de risco, etiologia, classificação, métodos de prevenção, curativos e uso de superfícies de suporte. Ao final é apresentado um estudo de caso e um teste de auto avaliação.

Objetivos:

1. Definir úlcera de pressão e os estágios de classificação.

2. Definir incidência e prevalência e explorar a amplitude do problema.

3. Listar os fatores de risco para o desenvolvimento da úlcera.

4. Identificar estratégias para prevenção da úlcera.

5. Explorar estratégias de tratamento para as pessoas com a úlcera.

6. Identificar as superfícies de suporte usadas na prevenção e tratamento da úlcera

7. Comparar os curativos usados para o tratamento.

Financiamento:

Este módulo foi desenvolvido de forma colaborativa entre a Escola de Enfermagem da Wayne State University, Detroit, Michigan, USA (Dra. Barbara Pieper, Diretora do Projeto) e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil (Dra. Maria Helena Larcher Caliri, Diretora do Projeto).

O projeto "Development of Distance Learning Modules about Chronic Wound Prevention and Treatment in Brazil", 2001-2002, foi financiado parcialmente com recursos do “Global Grant Fund” da Wayne State University (Barbara Pieper, PhD, RN, CS, CWOCN; Lavoisier J. Cardozo, MD, FACP).

Tradução: Luísa M.C. Juzzo.

Revisores:

• Alessandra Renata Manfrim, Enfermeira, Estomaterapeuta

• Elaine Leite Rangel, Enfermeira, Mestranda em Enfermagem

• Eline Lima Borges- Enfermeira, Estomaterapeuta, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem

• Idevânia Geraldina Costa, Enfermeira, Mestre em Enfermagem

• Maria Augusta Junqueira Azevedo, Enfermeira, Mestre em Enfermagem

• Maria José Rossato Stopa. Enfermeira

• Nádia Antonia Aparecida Poletti, Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem

• Rita Márcia Rosa, Enfermeira

• Silvana Mara B. Garcia, Enfermeira