• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pé Diabético / Módulo de Ensino / Recomendações

Imprimir

Recomendações para a Prática: Prevenção e Tratamento de Úlceras do Pé Diabético

 

1. Realizar um histórico e exame físico cuidadoso, a fim de determinar a saúde geral, controle do diabetes e complicações. Destacar as condições nutricionais, neurológicas, vasculares, da pele, unhas e exame músculo-esquelético.

2. Educar o paciente, familiares e profissionais em relação aos riscos para as lesões dos pés associados ao diabetes e aos cuidados apropriados.

3. Os calos presentes devem ser removidos por especialistas. A prevenção de novos calos deve ser feita com a redução da pressão nos pés e redistribuição do peso. Recomenda-se a limitação de caminhadas, o uso de muletas, andadores, sapatos e palmilhas especiais.

4. Reconhecer que a perda da sensibilidade é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de úlceras nas plantas dos pés.

5. Classificar as pessoas com diabetes em categorias de risco para o desenvolvimento de úlcera nos pés a fim de permitir a coordenação do tratamento e seguimento.

6. Providenciar o alívio da carga de pressão nas pessoas com perda da sensibilidade plantar.

7. Providenciar o cuidado pela equipe multiprofissional conforme a necessidade.

8. Classificar as úlceras plantares.

9. Providenciar um ambiente adequado para a cicatrização das feridas (desbridamento, controle de umidade e controle de infecção).

10. Avaliar e tratar a infecção.

11. Manter o controle metabólico e tratamento das comorbidades.

 

Online

Nós temos 33 visitantes online