• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Base de Dados

Imprimir

 

 

Levantamento Bibliográfico

 

Primeiro passo: Acesso a  Bases de dados com indexação de publicações científicas

Pela Biblioteca Virtual em Saúde (www.bireme.br) é possível acessar as bases de dados:

  • LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) é uma base de dados cooperativa da Rede BVS que compreende a literatura relativa às ciências da saúde, publicada nos países da América Latina e Caribe, a partir de 1982. Contém artigos das revistas mais conceituadas da área da saúde e também possui outros documentos tais como: teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.
  • MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) é uma base de dados da área médica e biomédica, produzida pela National Library of Medicine (NLM) nos Estados Unidos da América do Norte. Contém referências bibliográficas e resumos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em muitos outros países. Contém referências de artigos publicados desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins. A atualização da base de dados é mensal. Acesso também pelo PubMed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez/).
  • BDENF (Base de Dados de Enfermagem): Fonte de informação composta por referências bibliográficas da literatura técnico-científica brasileira em Enfermagem. Sua operação, manutenção e atualização é coordenada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e Centros Cooperantes da REDE BVS ENFERMAGEM. Contém artigos das revistas mais conceituadas da área de Enfermagem, e outros documentos tais como: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.
  • CINAHL (Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature): Base de dados que indexa centenas de periódicos na área de Enfermagem e assuntos correlatos a partir de 1982. Oferece acesso ao texto completo de mais de 400 publicações. O acesso é pelo Portal da Capes por meio de computadores em Universidades públicas e privadas (com permissão). 

 

Segundo passo:  Busca da publicação indexada para recuperação - Bibliotecas Virtuais

  • Scielo: É uma Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Possui uma grande variedade de temas com artigos completos disponíveis para download Acesso pelo endereço www.scielo.org/ ou pela Bireme (www.bireme.br).
  • Biblioteca Virtual em Saúde em Enfermagem: Acesso pelo endereço http://enfermagem.bvs.br/php/index.php.
  • Portal de Revistas de Enfermagem do Brasil: Reúne uma coleção de revistas científicas de Enfermagem editadas no Brasil, disponibilizadas em texto completo e formato eletrônico. Acesso pelo endereço http://www.portalbvsenf.eerp.usp.br/scielo.php.
  • Biblioteca Cochrane: Acesso pela Bireme (www.bireme.br).

    Contém coleção de fontes de informação de boa evidência em atenção à saúde, em inglês.

    Inclui as Revisões Sistemáticas da Colaboração Cochrane, em texto completo, além de ensaios clínicos, estudos de avaliação econômica em saúde, informes de avaliação de tecnologias de saúde e revisões sistemáticas resumidas criticamente.

    Inclui ainda uma seleção de Resumos de Revisões Sistemáticas em Português que representa o resultado do trabalho promovido pelo Centro Cochrane do Brasil.

  • Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - http://www.periodicos.capes.gov.br

    Oferece acesso aos textos completos de artigos de revistas nacionais e estrangeiras, e a bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito para os usuários das instituições participantes.

  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP: Disponibiliza teses e dissertações defendidas na USP. Textos completos para download. Acesso pelo endereço www.teses.usp.br.
  • Banco de Teses da CAPES: Relativo a teses e dissertações defendidas a partir de 1987. As informações são fornecidos diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam pela veracidade dos dados. A ferramenta permite a pesquisa por autor, título e palavras-chave. O uso das informações da referida base de dados e de seus registros está sujeito às leis de direito autorais vigentes. Seu acesso é no próprio portal de periódicos. Acesso pelo endereço http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaPeriodicoForm.jsp.
  • Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (Cepen): Foi criado em 1971, destinado a incentivar o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa em enfermagem, organizar e preservar documentos históricos da profissão e rege-se pelas disposições do Estatuto da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e de Estatuto Especial. Possui o maior banco de teses e dissertações na área de Enfermagem no Brasil, hoje com mais de 4000 trabalhos registrados em seu acervo, além de possuir quase todos os títulos de periódicos brasileiros de enfermagem. O acesso é pelo site da ABEn (www.abennacional.org.br).

 

Outras formas de Busca de Publicações Científicas (Sistemas de busca)

  • Google Acadêmico: O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. É possível pesquisar várias áreas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. Acesso pelo endereço http://scholar.google.com.br/.
 

Online

Nós temos 6 visitantes online