O Núcleo de Estudos em Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) está subsidiado na abordagem MULTIPROFISSIONAL constituído por alunos de graduação, pós–graduação, profissionais da saúde, professores universitários e pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento. Tem como meta principal analisar, refletir e debater aspectos relacionados à cadeia de infecção com a finalidade de compreender a relevância das medidas de vigilância, e assim propor medidas efetivas de prevenção e controle. Cabe destacar que o controle efetivo se constitui no principal indicador da qualidade da assistência do cuidado, e representa um desafio de ordem social e econômica no mundo inteiro. A idéia inicial para a criação do Núcleo de Estudos emergiu da vontade de responder às necessidades detectadas na prática dos profissionais de saúde, de minimizar ou anular as possibilidades de infecções, visando à qualidade do cuidado à saúde. Neste sentido idealizamos como propostas:
- Analisar a problemática das infecções associadas ao cuidado de saúde numa visão multicausal enfocando a tríade agente/hospedeiro/ambiente; - Discutir e analisar o processo de vigilância epidemiológica das infecções; - Avaliar aspectos institucionais e individuais dos profissionais de saúde (conhecimento, comportamento, atitudes e crenças); - Discutir e analisar a legislação que normatiza a prática de controle das infecções; - Analisar e refletir sobre as medidas antimicrobianas (antibióticoterapia, procedimento de desinfecção, limpeza, detetização e esterilização); - Compreender o desenvolvimento da multiresistência das cepas.
Atividades do Núcleo. - Fornecer apoio técnico-científico, avaliar e propor ações no controle das infecções; - Promover cursos, conferências, seminários, reuniões técnicas; e outros eventos científicos que divulgue o conhecimento; - Incentivar a execução de estudos, bem como, estimular a aplicação dos resultados de pesquisas que atendam as necessidades da prática de saúde; - Revisar acervo bibliográfico e científico; - Criar condições que promova o intercâmbio entre os membros em nível nacional e internacional.
Atividades dos Membros do NEPECISS. - Executar atividades afins (leituras, fichamento e apresentação de trabalhos científicos, realizar pesquisas e outras atividades que contribuam para o sucesso das ações do NEPECISS); - Manter-se atualizado sobre as temáticas relacionadas à ocorrência da infecção associada ao cuidado em saúde; - Realizar e/ou auxiliar nos levantamentos epidemiológicos ou outras investigações de natureza descritiva/avaliatória; - Participar de eventos científicos relacionados à temática; - Investir no aprendizado de informática e da estatistica; - Desenvolver planejamento de suas atividades e trabalhar em equipe. Temáticas. - A face iatrogência hospitalar e as perspectivas do controle da infecção em serviço de saúde; - Vigilância epidemiológica das infecções; - Riscos biológicos e uso de equipamentos de proteção individual; - O que há de novo no procedimento de limpeza, anti-sepsia, desinfecção, esterilização; - Controle de antimicrobianos e a vigilância epidemiológica da resistência microbiana; - Legislação Nacional e Internacional no controle de infecções associados ao cuidado em saúde; - Controle da qualidade de água e do ambiente climatizado artificialmente; - Controle de infecção em instituições de apoio; - Infecção associada a dispositivos implantáveis; - Infecções emergentes; - Infecções fúngicas; - Controle de custos; - Prática baseada em evidências no controle da infecção de serviços de saúde. Projetos de pesquisa. -Determinação da Diluição Inibitória Máxima (DIM – MID) da Poliol da Mamona e dos Produtos Químicos Desinfetantes e anti-sépticos. Vigência: 2000/2002. -Avaliação da atividade “in vitro” antimicrobiana do álcool gel. Vigência: 2000/2002. -Avaliação da atividade antimicrobiana “in vitro” do sabão e detergente. Vigência: 2000/2002. -Avaliação do conhecimento dos profissionais de enfermagem a cerca do cuidado de pacientes com infecção por cepas multiresistentes. Vigência: 2002/2003 -Qualidade do ar climatizado artificialmente: uma avaliação microbiológica. Vigência: 2002/2004. -Avaliação da ocorrência de infecção hospitalar. Vigência: 2000/2008 -Enfrentamento do cuidado em Unidade de Terapia Intensiva e a Saúde Bucal dos pacientes com e sem pneumonia: Pesquisas Integradas”.período: novembro 2007 a junho 2009
|