Pesquisas PDF

Enfrentamento do cuidado em unidade de terapia intensiva e a saúde bucal dos pacientes com e sem pneumonia: pesquisas integradas

Descrição:

A infecção hospitalar representa uma séria problemática na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), haja vista a condição clínica do paciente e os procedimentos invasivos rotineiramente realizados. Nesse sentido, a microbiota oral e o crescimento microbiano em tubos endotraqueais têm sido apontados como uma importante fonte de contaminação. Concomitantemente o uso de luvas, especialmente, nas unidades de terapia intensiva parece suscitar controvérsias quanto a sua indicação, e, finalidade. Objetivos: avaliar a microbiota oral e a formação de biofilme em tubo endotraqueal de paciente critico com e sem peneumonia; analisar a atividade antimicrobiana de anti-sépticos bucais de uso hospitalar e do extrato de Neem  (Azadirachta indica), bem como determinar a existência da similaridade entre a microbiota oral do referido paciente com os microrganismos isolados nas luvas de cuidadores da UTI. Material e Método: As informações biográficas e clínicas dos pacientes serão obtidas nos prontuários, e, a coleta de material biológico para isolamento dos microrganismos da boca será realizada por meio de Swab de alginato de cálcio. As placas Petrifilme serão utilizadas nas mãos enluvadas de cuidadores da UTI para digito-pressão. O processamento microbiológico será obtido por meio de técnicas da microbiologia como: crescimento, isolamento, identificação das cepas, determinação da DIM (Diluição Inibitória Máxima), da CIM (Concentração Inibitória Mínima);PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e, a identificação debiofilme pela microscopia eletrônica de varredura. Após validação do banco de dados em dupla digitação o mesmo será analisado estatisticamente no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Versão 14.0. A análise estatistica consistirá em medidas de associações (risco relativo para variáveis dicitomicas) e comparações entre médias (ANOVA com medidas repetidas). A análise da associação entre a presença ou não de pneumonia (variável desfecho ou resposta dicotômica) e o fator de risco.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 6) / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Integrante / Maria Verônica Guilheme Ferrareze - Integrante / Paula Regina de Souza - Integrante / Mery Ellen Lima - Integrante / Marcela Padilha Facetto - Integrante / Danielle Gonçalves Martins de Oliveira - Integrante / Meriane Ferrarezi Chiari - Integrante / Danielle Bezerra Cabral - Integrante / Ana Carolina Scarpel Moncaio - Integrante / Carolina Contador Beraldo - Integrante / Mariângela Aparecida Pace - Integrante / Vanessa Castro de Souza e Silva - Integrante / Denise de Andrade - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro..

 
RocketTheme Joomla Templates