TRABALHOS CIENTÍFICOS

DATAS IMPORTANTES

➤ Data limite para submissão de trabalhos: 09/09/2018

➤ Trabalhos aprovados para apresentação: 14/09/2018

Normas e procedimentos para submissão de trabalhos

Modalidade dos trabalhos:

  1. Estudos e pesquisas concluídos (template/modelo)
  2. Projetos de pesquisa em andamento (template/modelo)
  3. Relatos de experiência (template/modelo)

Eixo temático do trabalho:

  1. Tecnologia e inovação no cuidado de enfermagem
  2. Tecnologia e inovação no gerenciamento e gestão em saúde e enfermagem
  3. Tecnologia e inovação no ensino de enfermagem
  4. A produção de cuidado de enfermagem e a SAE
  5. A SAE aplicada ao ensino de enfermagem
  6. Gerenciamento e gestão e a SAE

Normas gerais:

  1. Os trabalhos serão na forma de apresentação oral.
  2. Serão aceitos resumos dos tipos: artigo original, revisões de literatura, estudo de caso, relato de experiência, reflexão/opinião e projeto de pesquisas em andamento.
  3. O autor deverá indicar o eixo temático em que se enquadra o resumo e este deverá ser submetido somente a um eixo.
  4. O número de autores por trabalho não poderá ser superior a 6 (seis), incluindo o relator, somente um dos autores poderá ser o relator, e o mesmo relator poderá submeter e apresentar, no máximo, 2 (dois) estudos.
  5. No resumo deverá constar os nomes completos dos autores. O nome do relator deverá ser o primeiro. Deverá constar, para todos os autores, a categoria profissional, maior titulação, cargo ou função, Instituição de origem e e-mail.
  6. Os resumos deverão ser encaminhados via e-mail, para o endereço submissaopesquisas@usp.br com o seguinte ASSUNTO: resumo para avaliação. No texto do e-mail, o autor principal (relator) deverá se comprometer em apresentar o trabalho, caso seja aceito. No e-mail deverá conter, também, a modalidade do trabalho (pesquisa concluída, projeto de pesquisa em andamento ou relato de experiência).
  7. Após a submissão, o autor receberá um e-mail da Comissão Científica confirmando a submissão do estudo, em até 24 horas.
  8. Para os estudos/pesquisas aceitos, os autores receberão, após a data final de submissões de pesquisas, informações sobre data, horário e local da apresentação.

Elaboração do Resumo

  1. O resumo deve conter no mínimo 300 palavras e no máximo 400, para qualquer tipo de apresentação ou modalidade escolhida. A totalidade de palavras do resumo incluirá:
    • Para pesquisas concluídas: introdução, objetivo, método, resultados e conclusões.
    • Para projetos de pesquisa em andamento: introdução, objetivo, método e resultados esperados.
    • Para relatos de experiência: introdução, descrição da experiência, resultados e conclusão.
    A totalidade de palavras do resumo refere-se ao corpo do texto, excluindo-se o título, autores, descritores e referências. O resumo deverá ser apresentado em português.
  2. O texto deverá se digitado dentro do modelo disponibilizado, com fonte Times New Roman 10, em parágrafo único, com espaçamento simples, margens de 2 cm em todos os lados e enviado no formato PDF. Não deverão ser incluídos nos resumos: figuras, tabelas e quadros. Não deverá exceder o limite de uma página.
  3. O título completo deverá ter no máximo 15 palavras, estar em negrito, deverá se escrito em caixa alta ou letra maiúscula, conforme o modelo.
  4. Os nomes dos autores abaixo do título devem incluir as referidas especificações, conforme item 4 e 5 das Normas Gerais.
  5. A modalidade do trabalho e o eixo temático escolhido pelos autores deverão ser apresentados logo abaixo dos nomes dos autores, conforme o modelo disponibilizado (modelo).
  6. Ao final do texto, deverão ser incluídos de três a cinco descritores (consultar: DECs Bireme).
  7. O resumo poderá ter no máximo 3 referências.

Normas de Apresentação dos trabalhos

  • Os trabalhos deverão ter o formato digital em power point, conforme template. Deverão conter título, autores (conforme item 4 e 5 das Normas Gerais), modalidade, eixo temático, introdução, objetivo, método, resultados ou resultados esperados, conclusão para as pesquisas concluídas e referências.
  • Serão exibidos em horários especificados durante o Seminário. Os trabalhos serão agrupados por eixos temáticos e os autores/relatores.
  • O autor responsável pela apresentação será responsável pela entrega do arquivo antes do início da sessão de apresentações.
  • O relator deve estar presente no local durante a sessão atribuída para permitir o diálogo com os avaliadores e participantes. A apresentação deve ser de 5 (cinco) minutos cada com debate no final de todas as apresentações.
  • As demais orientações sobre dia, horário e local das apresentações serão divulgadas após o encerramento das submissões dos trabalhos, via e-mail.
  • O relator do trabalho deverá assinar a lista de presença da sessão de apresentação para emissão dos certificados. Os certificados de apresentação dos trabalhos só serão fornecidos aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus estudos no dia do evento.

Seção de Premiações

  • Os melhores trabalhos serão premiados com titulo de Menção Honrosa ao final do evento.
  • Serão premiados os três melhores trabalhos de cada modalidade: estudos concluídos, pesquisas em andamento e relatos de experiência.
  • A Comissão Científica irá atribuir pontuações no momento de avaliação dos resumos e nas apresentações oral e pôster.