TRABALHOS CIENTÍFICOS
DATAS IMPORTANTES
➤ Data limite para submissão de trabalhos: 09/09/2018
➤ Trabalhos aprovados para apresentação: 14/09/2018
Normas e procedimentos para submissão de trabalhos
Modalidade dos trabalhos:
- Estudos e pesquisas concluídos (template/modelo)
- Projetos de pesquisa em andamento (template/modelo)
- Relatos de experiência (template/modelo)
Eixo temático do trabalho:
- Tecnologia e inovação no cuidado de enfermagem
- Tecnologia e inovação no gerenciamento e gestão em saúde e enfermagem
- Tecnologia e inovação no ensino de enfermagem
- A produção de cuidado de enfermagem e a SAE
- A SAE aplicada ao ensino de enfermagem
- Gerenciamento e gestão e a SAE
Normas gerais:
- Os trabalhos serão na forma de apresentação oral.
- Serão aceitos resumos dos tipos: artigo original, revisões de literatura, estudo de caso, relato de experiência, reflexão/opinião e projeto de pesquisas em andamento.
- O autor deverá indicar o eixo temático em que se enquadra o resumo e este deverá ser submetido somente a um eixo.
- O número de autores por trabalho não poderá ser superior a 6 (seis), incluindo o relator, somente um dos autores poderá ser o relator, e o mesmo relator poderá submeter e apresentar, no máximo, 2 (dois) estudos.
- No resumo deverá constar os nomes completos dos autores. O nome do relator deverá ser o primeiro. Deverá constar, para todos os autores, a categoria profissional, maior titulação, cargo ou função, Instituição de origem e e-mail.
- Os resumos deverão ser encaminhados via e-mail, para o endereço submissaopesquisas@usp.br com o seguinte ASSUNTO: resumo para avaliação. No texto do e-mail, o autor principal (relator) deverá se comprometer em apresentar o trabalho, caso seja aceito. No e-mail deverá conter, também, a modalidade do trabalho (pesquisa concluída, projeto de pesquisa em andamento ou relato de experiência).
- Após a submissão, o autor receberá um e-mail da Comissão Científica confirmando a submissão do estudo, em até 24 horas.
- Para os estudos/pesquisas aceitos, os autores receberão, após a data final de submissões de pesquisas, informações sobre data, horário e local da apresentação.
Elaboração do Resumo
- O resumo deve conter no mínimo 300 palavras e no máximo 400, para qualquer tipo de apresentação ou modalidade escolhida. A totalidade de palavras do resumo incluirá:
- Para pesquisas concluídas: introdução, objetivo, método, resultados e conclusões.
- Para projetos de pesquisa em andamento: introdução, objetivo, método e resultados esperados.
- Para relatos de experiência: introdução, descrição da experiência, resultados e conclusão.
A totalidade de palavras do resumo refere-se ao corpo do texto, excluindo-se o título, autores, descritores e referências. O resumo deverá ser apresentado em português.
- O texto deverá se digitado dentro do modelo disponibilizado, com fonte Times New Roman 10, em parágrafo único, com espaçamento simples, margens de 2 cm em todos os lados e enviado no formato PDF. Não deverão ser incluídos nos resumos: figuras, tabelas e quadros. Não deverá exceder o limite de uma página.
- O título completo deverá ter no máximo 15 palavras, estar em negrito, deverá se escrito em caixa alta ou letra maiúscula, conforme o modelo.
- Os nomes dos autores abaixo do título devem incluir as referidas especificações, conforme item 4 e 5 das Normas Gerais.
- A modalidade do trabalho e o eixo temático escolhido pelos autores deverão ser apresentados logo abaixo dos nomes dos autores, conforme o modelo disponibilizado (modelo).
- Ao final do texto, deverão ser incluídos de três a cinco descritores (consultar: DECs Bireme).
- O resumo poderá ter no máximo 3 referências.
Normas de Apresentação dos trabalhos
- Os trabalhos deverão ter o formato digital em power point, conforme template. Deverão conter título, autores (conforme item 4 e 5 das Normas Gerais), modalidade, eixo temático, introdução, objetivo, método, resultados ou resultados esperados, conclusão para as pesquisas concluídas e referências.
- Serão exibidos em horários especificados durante o Seminário. Os trabalhos serão agrupados por eixos temáticos e os autores/relatores.
- O autor responsável pela apresentação será responsável pela entrega do arquivo antes do início da sessão de apresentações.
- O relator deve estar presente no local durante a sessão atribuída para permitir o diálogo com os avaliadores e participantes. A apresentação deve ser de 5 (cinco) minutos cada com debate no final de todas as apresentações.
- As demais orientações sobre dia, horário e local das apresentações serão divulgadas após o encerramento das submissões dos trabalhos, via e-mail.
- O relator do trabalho deverá assinar a lista de presença da sessão de apresentação para emissão dos certificados. Os certificados de apresentação dos trabalhos só serão fornecidos aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus estudos no dia do evento.
Seção de Premiações
- Os melhores trabalhos serão premiados com titulo de Menção Honrosa ao final do evento.
- Serão premiados os três melhores trabalhos de cada modalidade: estudos concluídos, pesquisas em andamento e relatos de experiência.
- A Comissão Científica irá atribuir pontuações no momento de avaliação dos resumos e nas apresentações oral e pôster.