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:: Artigos apresentados em congressos ::
SPERANDIO, D.J.; ÉVORA, Y.D.M. Sistematização da assistência de enfermagem: proposta de um software- protótipo. Anais. 9º ENFTEC, São Paulo, SP, 2004. (CD-ROM).
RESUMO: O objetivo deste estudo foi desenvolver um software para coleta de dados e prescrição de enfermagem que proporcione aos enfermeiros o registro informatizado de forma individualizada, eficiente e rápida. A abordagem utilizada foi o conceito de prototipação. Trata-se de um software com características de flexibilidade e adaptabilidade em consonância com o serviço onde será implantado.
SPERANDIO, D.J.; ÉVORA, Y.D.M. Planejamento da sistematização da assistência de enfermagem em Unidade de Terapia Semi-Intensiva. Anais. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE,. Ribeirão Preto, SP, 2004. Disponível em: Acesse aqui!
RESUMO: A sistematização da assistência de enfermagem constitui um meio para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos, caracterizando sua prática profissional. Os enfermeiros têm sido sobrecarregados com atividades burocráticas, despendendo até 50% do seu tempo coletando, administrando e documentando informações. O exercício profissional é dificultado quando nos hospitais a relação enfermeiro/leitos ocupada é deficitária, ocasionando o desafio: administrar seu tempo realizando tarefas com qualidade. Este estudo realizou-se na Unidade de Terapia Semi-Intensiva em hospital filantrópico do interior de São Paulo, idealizando elaborar um instrumento para coleta de dados e prescrição de enfermagem proporcionando registro manual de forma individualizada, eficiente e rápida. A metodologia desenvolveu-se em duas etapas. Na primeira elaborou-se um instrumento utilizando uma base de dados de sinais e sintomas para o enfermeiro apenas sublinhar os dados detectados/observados. Na segunda, construiu-se uma lista de múltipla escolha (checklist)com intervenções de enfermagem possibilitando assinalar os itens necessários à prescrição a ser executada e indicando o horário adequado. O instrumento reduziu em 50% o tempo para elaborar a prescrição de enfermagem e proporcionou fácil utilização, garantindo elaborar o Processo de Enfermagem conforme binômio qualidade/redução no tempo de registro.O instrumento visa desenvolver futuramente um software para implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem.
ÉVORA, Y.D.M; NAKAMURA, R.S. A utilização da Internet por alunos de Enfermagem de uma Universidade Pública. Anais. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE,. Ribeirão Preto, SP, 2004. Disponível em: Acesse aqui!
RESUMO – Este estudo tem como objetivo identificar e analisar como o aluno de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Estado de São Paulo utiliza a Internet. Trata-se de um desenho de pesquisa não-experimental do tipo survey descritivo/exploratório. A pesquisa foi realizada junto a sala de aula informatizada e sala Pró-aluno. A população alvo foi composta pelos alunos regularmente matriculados no 1º ao 8º semestre do curso. A amostra foi constituída de 70 alunos, ou seja, 20,35% da população alvo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário. De acordo com os resultados todos os sujeitos possuíam conhecimento básico no uso da Internet, adquiridos principalmente por auto-aprendizagem. O correio eletrônico é o recurso da Internet mais utilizado e as dificuldades mais citadas foram em relação às limitações físicas da sala de informática. As atividades que mais contribuem para o uso da Internet são os trabalhos relacionados à graduação e atividades relacionadas à pesquisa. Apesar da necessidade já sentida pelo próprio discente de obter novos conhecimentos, a falta de estrutura física, pessoal especializado e dificuldade em adaptar esses recursos de acordo com as necessidades da profissão, são entraves importantes no ensino da tecnologia da informática na Instituição.
SPERANDIO, D.J.; ÉVORA, Y.D.M. A introdução de tecnologias na prática de enfermagem: Construção de software para o planejamento da assistência de enfermagem. Anais. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE,. Ribeirão Preto, SP, 2004. Disponível em: Acesse aqui!
RESUMO: O propósito deste estudo foi desenvolver um software-protótipo, que possibilite aos enfermeiros atender as fases de coleta de dados, prescrição de intervenções de enfermagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem e sua documentação de forma informatizada. A equipe multiprofissional envolvida no desenvolvimento deste software-protótipo foi constituída pela pesquisadora, um analista de sistema e um programador. A metodologia utilizada fundamentou-se no ciclo de vida de desenvolvimento de sistema: prototipação. Sedimentou-se em duas fases: a fase de definição e a de desenvolvimento.A fase de definição iniciou-se com a etapa de planejamento, seguido pela definição e análise dos requisitos necessários para sua construção culminando com a produção da especificação de requisitos do software.A fase de desenvolvimento traduziu o conjunto de requisitos em um modelo informatizado, estruturado em 10 módulos, referentes ao processo de coleta de dados e prescrição de intervenções de enfermagem. A avaliação deste recurso na performance da Sistematização da Assistência de Enfermagem será objeto de um estudo posterior.
RANGEL, A.L.; RANGEL, E.L.; ÉVORA, Y.D.M. Sistemas informatizados para a enfermagem: uma proposta de desenvolvimento. Anais. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE,. Ribeirão Preto, SP, 2004. Disponível em: Acesse aqui!
Resumo – Este artigo apresenta a necessidade de desenvolvimento de um sistema informatizado para a escala de trabalho dos profissionais de enfermagem, enfatizando sua importância na redução do tempo despendido pelo enfermeiro em sua elaboração, bem como para outras atividades administrativas não diretamente ligadas à Assistência de Enfermagem.
CAÇADOR, M.A.F.; PELÁ, N.T.R.; ÉVORA, Y.D.M. Educação a distância: aprendizado contínuo, uma visão do futuro. Anais. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE,. Ribeirão Preto, SP, 2004. Disponível em: Acesse aqui!
Resumo: O mundo globalizado vive um momento de transição, cujos fatores principais das mudanças deve-se a pressões de ordem econômica, exigências por profissionais que dominem a informação e o conhecimento. Muitas instituições de ensino superior (IES) estão abrindo programas educacionais oferecidos à distância via Internet. Entretanto, ainda a maioria das instituições de ensino não está acompanhando o mesmo ritmo das novas tecnologias no mercado de trabalho tornando o processo ensino-aprendizagem deficiente. O objetivo deste trabalho é apresentar as possibilidades e a importância da educação a distância para a educação brasileira. Os estudos mostram que a EAD é um fenômeno crescente, mas não implica que a educação tradicional esteja chegando ao fim.
ÉVORA, Y.D.M.; MELO, M.R.A.C; NAKAO, J.R.S. O desenvolvimento da Informática em Enfermagem: um panorama histórico. Anais. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE,. Ribeirão Preto, SP, 2004. Disponível em: Acesse aqui!
Resumo – As inovações tecnológicas têm ocasionado mudanças nos processos e na prestação de serviços. Para compreender melhor o impacto que essas inovações têm produzido na enfermagem este estudo visa apresentar um panorama histórico do uso do computador na enfermagem. Para tal realizou-se uma busca junto à base de dados Medline da produção científica divulgada no período de 1965 a 2003. Os artigos foram analisados de acordo com a década e a temática (administração, Assistência, Educação e outros). Além disso, foram observados a origem das publicações e os temas mais investigados em cada período. Os resultados demonstraram que a produção científica recuperada é originária, prioritariamente, dos EUA, entretanto, destaca-se a participação da Alemanha, Canadá, Austrália e Inglaterra. Observa-se, também, que o grande foco de investigação em países desenvolvidos nas décadas de 70, 80 e 90 foi o desenvolvimento de sistemas de informação para atividades administrativas de enfermagem, acompanhado da preocupação de se ensinar a utilizar esta tecnologia nos cursos de graduação e pós-graduação. A década atual caracteriza pela identificação e definição da linguagem de enfermagem e a compreensão do julgamento clínico. A enfermagem brasileira também tem demonstrado sua contribuição para o avanço da informática em enfermagem.
ÉVORA, Y.D.M.; SANCHES, P.R.. Construção de um Website para a divulgação de conhecimento em informática em enfermagem. Anais. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE,. Ribeirão Preto, SP, 2004. Disponível em: Acesse aqui!
RESUMO: Este artigo apresenta a elaboração e implantação do Website do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Informática em enfermagem (NEPIEn) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que tem como objetivo divulgar o conhecimento produzido por este grupo de pesquisa, por intermédio da Internet.
SANTIAGO, L.C.; ÉVORA, Y.D.M. A realidade virtual: o Eu digital/pneumático em rede. Anais. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE,. Ribeirão Preto, SP, 2004. Disponível em: Acesse aqui!
RESUMO: Este artigo apresenta o segundo nucleamento da tese de doutorado “A Multimídia Interativa como Recurso didático-pedagógico para o ensino teórico-prático de Semiologia em Enfermagem”. Foi uma pesquisa descritivo-exploratória, conforme Lobiondo-Wood e Harber (2001) [1]. Aplicaram-se entrevistas semi-estruturadas e procedeu-se a análise de conteúdo de Bardin (1988) [2] para as falas. O nucleamento evidenciou várias afirmações, destacando: 1- A prática real é diferente daquela oferecida pela Multimídia Interativa (MI), por mais excelente que ela seja enquanto recurso de ensino; 2- O professor e o aluno ficam presos á simulação da realidade virtual, esquecendo-se da condição real do cliente e; 3- O CD-ROM interativo pode afastar os alunos um dos outros e dos livros. Concluímos dizendo, principalmente, que a MI é mais um dos recursos tecnológicos que devem ser aplicados pelo professor de Semiologia, não eliminando, entretanto, as outras formas didático-pedagógicas.
:: Artigos publicados em periódicos ::
PEREIRA, M. C. A. ; MELO, M.R.A.C; Silva, A.S.B ; ÉVORA, Y. D. M. Evaluation of a webquest on the theme "management of material resources in nursing" by undergraduate students. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 18, p. 1107-1114, 2010 Acesse aqui!
CAVALCANTI, R. ; Brito, M.J.M. ; ÉVORA, Y. D. M. ; Veridiano, A.G . Sistema de informação em saúde e o cotidiano de trabalho de profissionais de unidades de Terapia Intensiva de um hospital. REME. Revista Mineira de Enfermagem, v. 13, p. 467-473, 2009.
RANGEL, A.L. ; ÉVORA, Y. D. M. Elaboração automática da escala periódica de trabalho dos profissionais de enfermagem por meio de um software específico. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 9, p. 17-30, 2007. Acesse aqui!
ÉVORA, Y. D. M. A enfermagem na era da informática. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 9, p. 14-14, 2007. Acesse aqui!
SPERANDIO, D.J.; ÉVORA, Y. D. M. Planejamento da assistência de enfermagem: proposta de um software protótipo. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 13, n. 6, p. 937-943, 2005. Acesse aqui!
GUIMARÃES, E.M.P. ; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência. Ciência da Informação, Brasilia, v. 33, n. 1, p. 72-80, 2004. Acesse aqui!
ÉVORA, Y. D. M. As possibilidades de uso da Internet na Pesquisa em enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 389-393, 2004. Acesse aqui!
SANTOS, M.S.dos; SANTIAGO, L.C.; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de Informações gerenciais em enfermagem RECENF. Revista Técnico-Científica de Enfermagem, Curitiba, v. 1, n. 4, p. 269-274, 2003.
SPERANDIO, D.J ; ÉVORA, Y.D.M. Enfermagem na era digital: desenvolvimento de um software-protótipo para a sistematização da assistência de enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá-Pr, v. 2, n. 1, p. 31-36, 2003. Acesse aqui!
SPERANDIO, D.J ; ÉVORA, Y.D.M. Sistematização da Assistência de Enfermagem: Proposta de um software-protótipo. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 269-282, 2003.
ÉVORA, Y. D. M.; DALRI, M.C.B. O uso do computador como ferramenta para a implantação do processo de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 55, n. 6, p. 709-713, 2002.
SANTOS, M.S.dos; ÉVORA, Y.D.M A introdução de novas tecnologias na prática de enfermagem: possibilidade de mudanças na gestão do processo de trabalho. Tecnologia Educacional, v. 30, n. 156, p. 63-73, 2002.
ÉVORA, Y. D. M. . A informática na pesquisa em Enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 13, p. 184-189, 2000. Acesse aqui!
ÉVORA, Y.D.M.; FÁVERO, N.; TREVIZAN, M.A.; MELO, M.R.A.C. Evolução histórica da aplicação do computador na enfermagem (1965-1998). Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 143-147, 2000. Acesse aqui!
ÉVORA, Y. D. M. O computador a beira do leito. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 133-135, 1999.
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ÉVORA, Y. D. M.; FÁVERO, N.; SILVA, J. A. Comparação da atitude dos enfermeiros e médicos frente ao uso de computadores. Revista Paulista de Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 24-28, 1995.
LUIS, M. V.; MOALA, F. A.; ÉVORA, Y. D. M.; SCOCCHI, C. G S ; RODRIGUES, R.A. P. Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), v. 3, n. 2, p. 69-82, 1995.
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ÉVORA, Y. D. M.; SCOCCHI, C. G S; SANTOS, B. M. O. . O computador como instrumento de apoio na assistência e administração de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 12, n. 1, p. 41-45, 1991.
SCOCCHI, C.G S ; SANTOS, B. M. O. ; ÉVORA, Y. D. M. A informática na pratica de enfermagem: um novo desafio para o enfermeiro. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 12, n. 2, p. 19-22, 1991.
ÉVORA, Y. D. M.; SCOCCHI, C. G.S; NAKAO, J.R.S.; RODRIGUES, R. A. P. O computador nas unidades de internação de um hospital escola: expectativa do enfermeiro. Revista Hospital Administração em Saúde, v. 14, n. 2, p. 83-87, 1990.