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:: Projetos de Pesquisa ::
Modelos de Gestão Hospitalares: estudo comparativo da realidade brasileira e canadense |
Informática no gerenciamento, na assistência e no ensino de enfermagem: inovação e impacto na prática profissional
fase 4 ( CNPq 2014- Atual)
Descrição: Trata-se de projeto integrado de pesquisa (CNPq - Processo n. 308947/2013-4) que contempla projetos que visam o desenvolvimento e avaliação de sistemas de informação específicos que gerem impactos e mudanças na prática profissional do enfermeiro, assim como a construção, análise e avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem que possibilitem diferentes estratégias inovadoras de ensino para a formação e capacitação profissional.
Alunos envolvidos:
Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (6)
Integrantes:
Yolanda Dora Martinez Évora - Coordenador / Rosicler Xelegati - Integrante / Luciana Emi Kakushi - Integrante / Kenya de Lima Silva - Integrante / Ursula Marcondes Westin - Integrante / Suelen Correa de Souza - Integrante / Gilberto dos Reis Machado - Integrante / Anazilda Carvalho da Silva - Integrante / Camila Santana Justo Cintra Sampaio - Integrante / Chris Mayara dos Santos Tibes - Integrante
Modelos de Gestão Hospitalares: estudo comparativo da realidade brasileira e canadense
2012- 2015)
Descrição: O objeto de estudo deste projeto de pesquisa delimita-se na compreensão da estrutura organizacional de hospitais públicos do Canadá e do Brasil, tendo em vista a reestruturação gerencial que tem ocorrido paralelamente à construção do Sistema de Saúde Canadense e Brasileiro, bem como a implantação do sistema de acreditação hospitalar nessas realidades. Busca ainda identificar as dificuldades e avanços encontradas pela equipe de saúde nesses processos. Apresenta como objetivo geral: Analisar e comparar os resultados encontrados na implantação da Gestão Participativa e da Acreditação Hospitalar em hospitais brasileiros e canadenses na visão dos gerentes e da equipe de saúde.
Alunos envolvidos:
Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (8)
Integrantes:
Yolanda Dora Martinez Évora - Integrante / LAURA MISUE MATSUDA - Integrante / Maria do Carmo Lourenço Haddad - Integrante / Marcia Regina Antonietto da Costa Melo - Integrante / Marta Maria Melleiro - Integrante / Luis Carlos Cecilio - Integrante / Daisy Maria Rizatto Tronchin - Integrante / Carmen Silvia Gabriel - Integrante / Andrea Bernardes - Coordenador / Greta G. Cummings - Integrante / Glenda Coleman-Miller - Integrante
Financiador:
Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
Uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de atendimento em Urgência e Emergência: Desenvolvimento de ambientes digitais para ajudar a salvar vidas.
2012 - Atual)
Descrição: Projeto Universal Proc. n. 482786/2012-4 Os objetivos deste projeto são: a) Desenvolver ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de atendimento em urgência e emergência, com abordagem em diferentes níveis de complexidade, utilizando ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação; b) Avaliar junto a especialistas em atendimento de Urgência e Emergência o desempenho funcional e a qualidade do software em termos de eficiência e usabilidade, com base nos critérios preconizados pela norma SEQuaRE ISO/IEC 25000; c) Avaliar a eficácia e usabilidade dos ambientes digitais de alta complexidade junto a enfermeiros e médicos; d) Avaliar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem de média complexidade junto a estudantes e outros profissionais da área da saúde; e) Avaliar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem de baixa complexidade junto a leigos; f) Disponibilizar o software na Internet em plataforma de domínio público.
Alunos envolvidos:
Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1)
Integrantes:
Yolanda Dora Martinez Évora - Coordenador / Andrea Bernardes - Integrante / Maria Célia Barcellos Dalri - Integrante / Rosicler Xelegati - Integrante.
Financiador:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Informática no gerenciamento, na assistência e no ensino de enfermagem: inovação e impacto profissional
fase 3 ( CNPq 2010- 2014)
Descrição: Trata-se de projeto integrado de pesquisa (CNPq - Processo n. 306916/2009-6) com o objetivo geral de proporcionar a utilização de tecnologias da informação e computacional na enfermagem por meio da análise crítica de processos de trabalho, assim como do desenvolvimento e avaliação de softwares e sistemas informatizados que gerem impactos e mudanças na prática profissional do enfermeiro e no processo de ensino-aprendizagem.
Alunos envolvidos:
Mestrado acadêmico ( 4) / Doutorado ( 5)
Integrantes:
Alexandre Leite Rangel - Maria Cláudia Parro - Rosicler Xelegati - Luciana Emi Kakushi - Fabiana Rangel Marques Lulio - Sabine Jenal - Lucimara Duarte Chaves – Kenya de Lima Silva - Bruna Luiza de Mello.
Coordenadora: Yolanda Dora Martinez Évora -
Desenvolvimento e avaliação de ambientes digitais de
aprendizagem em gerenciamento de eventos adversos em
enfermagem e atendimento em urgência e emergência
(FAPESP – 2010 -2012)
Descrição: Os objetivos deste projeto são: a) Desenvolver um software educacional sobre gerenciamento de eventos adversos em enfermagem; b) Desenvolver um ambiente digital de aprendizagem para o ensino de atendimento em urgência e emergência; c) Avaliar o desempenho funcional e a qualidade dos produtos junto a especialistas das temáticas em questão. A metodologia a ser utilizada baseia-se no Modelo de três estágios para desenvolvimento de programas CAI proposto por Price (1991). O referencial pedagógico será fundamentado nos estudos de Gagné (1980) e Loyolla e Prates (2004) e a população alvo serão enfermeiros. O processo de avaliação de qualidade dos softwares seguirá a norma ISO/IEC 9126. Como resultado pretende-se produzir multimídias audiovisuais interativas com simulações, vídeos, fotos e animações que facilitem a educação permanente do enfermeiro sobre o gerenciamento de eventos adversos em enfermagem e o atendimento de urgências e emergências. Espera-se que os produtos gerem impactos e mudanças no processo de ensino-aprendizagem e que contribuam para a inclusão digital de docentes carentes de recursos tecnológicos voltados para a Educação em Enfermagem.
Alunos envolvidos:
Graduação (1) / Mestrado acadêmico (1) .
Integrantes:
Andrea Bernardes; Rosicler Xelegati; - Maria Célia Dalri
Coordenadora: Yolanda Dora Martinez Évora.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.